Hibiscus Sustentável
Sustentabilidade é o conjunto de ações que busca suprir as necessidades do presente sem afetar as futuras gerações. Baseia-se no seguinte tripé: econômico, social e ambiental. Pensar em sustentabilidade é assumir o protagonismo em um mundo culturalmente diverso.
O Hibiscus Beach Club, localizado no Litoral Norte de Alagoas, um dos destinos turísticos mais visitados do Nordeste, repleto de belezas naturais, leva esse conceito a sério almejando coexistir com a exuberante beleza da segunda maior barreira de corais do mundo. A casa tem dedicado as suas ações à preservação ambiental em diversos níveis.
Ser socialmente responsável é uma preocupação antiga de Vanderlei Turatti, que está à frente do empreendimento há mais de 10 anos. Esse vínculo foi estabelecido ainda durante a sua infância, na pequena cidade de Revaldo, Rio Grande do Sul, a sua terra natal.
O empresário brinca ao resgatar as memórias de um tempo onde ter qualidade de vida era tão comum quanto viver da própria subsistência. Ele e sua família moravam na roça e a região não tinha coleta de lixo, então, tudo era reaproveitado. “As únicas coisas que não produzíamos era sal e roupa. Era possível viver maravilhosamente bem com pouco dinheiro”, lembra.
Vislumbrando um empreendedorismo sustentável, ele prometeu dedicar a sua vida à construir um modelo diferenciado de negócio. E deu certo.
Consumo consciente
Poucos anos depois de assumir a gestão da sua primeira empresa (conheça o Mar e Cia clicando aqui), no final da década de 90, Vanderlei foi laureado duas vezes com o Prêmio Verde em Alagoas, criado pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) que visa homenagear pessoas que se destacam em atividades de preservação ambiental.
Em 2000, fundou o Instituto Vida Marinha, uma organização sem fins lucrativos voltada à preservação do ecossistema marinho. O reconhecimento já ultrapassou as barreiras do Estado. O empreendedor tem sido convidado a palestrar sobre sustentabilidade em outros estados do país e já almeja expandir o projeto para o resto do mundo.
Pensar, comer, conservar: sem desperdício
Acreditamos que quase tudo pode ser reciclado ou reaproveitado. É por isso que o Hibiscus Beach Club adota a política do “lixo zero”. Nossas práticas sustentáveis podem ser comparadas às ações de países de primeiro mundo, como a Noruega.
Aqui, aproximadamente 90% de toda a matéria orgânica é reaproveitada em forma de adubo. A compostagem vai direto para a nossa horta, localizada dentro da própria casa, repleta de opções de legumes e verduras. Os vegetais fresquinhos e sem a adição de aditivos químicos são usados no preparo dos nossos pratos e deixam a nossa culinária ainda mais saborosa, saudável e especial.
As ações sustentáveis também se estendem aos garçons da casa, que não utilizam mais comandas de papel para realizar pedidos de pratos e bebidas. Tudo é digital. Os clientes e colaboradores também são estimulados a evitar usar descartáveis, como canudo, copos e sacos plásticos.
Água, se souber usar não vai faltar!
Toda a água consumida no Hibiscus Beach Club é 100% retornável e volta ao lençol freático depois de passar por um sistema de tratamento que serve para irrigar o jardim e os belos coqueirais de um dos destinos mais visitados do litoral norte alagoano.
E, por falar em coco, não é só a água desse delicioso fruto funcional que é aproveitada. Após o consumo, ele vira peça de decoração fazendo do nosso jardim vertical um lugar, literalmente, instagramável.
Os banheiros do beach club possuem secadores elétricos que evitam o uso de toalhas de papel para a higienização das mãos; e o dispenser de sabonete líquido dos sanitários é equipado com sensores, contribuindo para evitar o desperdício e estimulando o consumo consciente.
Sustentabilidade não é discurso, é atitude!
A sustentabilidade deixou de ser uma moda bacana para se tornar uma necessidade. A estrutura do Hibiscus Beach Club é inteiramente feita de madeira reflorestada e também se estende ao mobiliário: suportes para guarda-sol, cadeiras, mesas e até pisos em palafitas, que evitam a erosão do solo.
E não paramos por aí: nossos painéis fotovoltaicos geram 80% da energia que utilizamos. É o Hibiscus fazendo a sua parte por um mundo mais verde.
Cooperativa e comitê de sustentabilidade
O Hibiscus realiza a doação de todo o material reciclável da casa para cooperativas da região: plástico, ferro, papelão e vidros de garrafas de bebidas são reaproveitados e ajudam a fortalecer o trabalho daqueles que dedicam a sua vida e o sustento à reciclagem.
Reciclar é uma forma de reduzir o lixo depositado no meio ambiente. Acreditamos que todos podemos trabalhar para conscientizar a sociedade sobre os benefícios dessa atividade.
Dentro do contexto organizacional, o Comitê de Sustentabilidade Equipe Natureza, que integra colaboradores da empresa, exerce o protagonismo através de ações para a limpeza das praias. Sabemos a importância da natureza em nossa volta e, por isso, tratamos de cuidá-la da melhor forma possível.
Projeto Kcos
O projeto surgiu da necessidade de dar ainda mais sentido e vida ao reaproveitamento de tudo o que é produzido e/ou consumido no beach club. A palavra “kcos” deriva de “cacos”, que, na linguagem popular, nada mais são que fragmentos ou pedaços de alguma coisa.
A marca foi pensada a partir da importância de destinar corretamente as garrafas de vidro do nosso bar. Com muito talento e criatividade, o Hibiscus abre espaço para a confecção de peças de decoração e utensílios como copos e taças. São reaproveitados vidros de espumantes, vinhos, cervejas et.
A ideia deu tão certo que virou CNPJ. Com o slogan: “ser honesto também é ser sustentável”, o Kcos agora tem loja própria localizada dentro do próprio Hibiscus (próximo ao jardim vertical situado na entrada da casa).
O cliente é convidado a escolher um item do seu interesse e realizar o pagamento através do autoatendimento. Basta o interessado discar o valor do produto desejado na máquina de cartão de crédito e realizar o próprio pagamento.
Projeto Praia Limpa
O Hibiscus acredita que, se cada um fizer a sua parte na preservação e defesa do meio ambiente, o mundo será mais sustentável. Por esta razão, participa do Projeto Praia Limpa, desenvolvendo ações para educar a população sobre a importância de manter as nossas praias sempre limpas, descartando o lixo de maneira correta.
As atividades são realizadas simultaneamente em vários estados do Brasil e é uma ação pública que visa unir órgãos governamentais, ONGs, empresas da iniciativa privada e turistas. A natureza é um bem de todos e é nosso dever preservá-la.